No caminho entre o Egito e a Terra Prometida, tudo o que Deus queria era levar o Seu povo a uma vida plena. E, para isso, ao chegar no Sinai, fez com ele uma aliança.

 Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos (Êxodo 24.3)

Moisés escreveu todas as palavras que Deus lhes havia dito, edificou um altar, e sacrificou.

E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.  Então tomou Moisés aquele sangue, e aspergiu-o sobre o povo, e disse: eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras (Êxodo 24.7-8)

Mais uma vez, um compromisso assumido. Desta vez, palavras seladas com o sangue da aliança. Um casamento com o Altíssimo. Porém, pouco mais de um mês depois, estas mesmas pessoas já estavam adorando um bezerro de ouro… Nada entenderam da aliança e do compromisso que tinham feito com Deus. Enquanto isso, Ele instruía Moisés sobre o serviço sagrado, quando se deparou com a profunda decepção de ser traído. E decidiu não seguir com aqueles que O desprezaram.

Infelizmente, a tendência humana é repetir este erro. Quantos votos você já fez e não cumpriu? Quantas palavras você falou, prometeu, e depois… se esqueceu? Deus se lembra de todas as nossas orações e leva a sério cada uma das nossas palavras. Porque Ele é fiel em cada palavra que nos diz.

Quem quiser ter a presença de Deus, precisa ter também essa consciência, de que cada palavra contaE de que nossas atitudes devem sempre seguir as nossas palavras. Moisés tinha essa consciência, e, por isso, podia estar diante da face de Deus e falar com Ele com intimidade.

Se você realmente quer ter essa intimidade com Ele, a partir de hoje, preste muita atenção às suas palavras e atitudes.

A cada uma delas

E nunca mais prometa algo para Deus sem entender que o que você está fazendo é um pacto.

 

 

PS. Texto originalmente escrito para o vídeo “Tudo que o Senhor tem falado, faremos”, veiculado na Caminhada da Fé do dia 15.11.2023. Clique aqui para assistir ao vídeo e ao programa completo. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *