tabernaculo6

“Sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais de Israel habitarão em tendas, para que saibam as vossas gerações que Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.”  (Levítico 23.42,43)

Note que, quando instituiu a Festa dos Tabernáculos, Deus falou sobre habitar em tendas. Fiquei meditando sobre o que isso significava. Entenda o que está escrito: “todos os israelitas habitarão em tendas, para que saibam as vossas gerações que Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito”. Quer dizer, o povo deveria habitar em tendas por 7 dias para se lembrar de que Deus os fez habitar em tendas no deserto. Sim, eles deveriam se lembrar de que foram livres da escravidão, mas essa ordem de passar sete dias morando em tendas não tinha a ver apenas com a libertação da escravidão, mas com aprender a depender de Deus. E se lembrar do que essa dependência conquistou.

As tendas eram desmontadas quando a nuvem se movia e remontadas quando a nuvem parava. Era a presença de Deus que definia o movimento da vida de cada um. Não ter uma casa fixa é não depender das circunstâncias, não se acomodar e não se acovardar. É viver pela fé, pelo Espírito. É ter confiança e obedecer à direção que Ele dá. É parar de depender da força do braço. É sacrificar a ansiedade. É abrir mão de seguir nossa vontade ou nosso coração. É sacrificar.

No deserto, quando o povo tinha sede, dependia de Deus para receber água. Vivendo em tendas, eles aprenderam a depender do Senhor até para o mais básico. Aprenderam que tudo vinha dEle. Nossa sede mais profunda só pode ser saciada se, no deserto, dependendo de Deus, nos aproximarmos para beber da Água que Ele nos dá.

Às vezes a gente entrega tudo para Deus, mas vai pegando de volta as coisas no decorrer do caminho, por medo ou por insegurança. Fiz muito isso na minha vida, até entender que a maneira de estar mais segura é depender totalmente de Deus. Não quero saber o que vai acontecer depois. Se confio, entrego. Se entrego, confio.

Sei que, com Ele, saberei o que fazer. Saberei a hora de seguir e a hora de montar acampamento. Fazer minha casa na Rocha é habitar em tendas. Aos olhos do mundo, insegurança total. Pelos olhos da fé, a melhor garantia.

4 Comments on Tendas no deserto

  1. Tenho pensado sobre isso por causa da novela gênesis – Abraão, Isaque e (futuramente) Jacó habitaram em tendas. Abraão abandonou toda a segurança pra viver se movendo de acordo com o Vento. Mesmo vivendo em tendas, eles prosperaram. Mas não podiam se apegar a nada, pois a qualquer momento era hora de levantar acampamento e se mexer, rumo a onde Deus mandasse.
    O deserto é o caminho que todo cristão trilha rumo à terra prometida. Nessa caminhada, ele não finca raízes, não se apega a nada, pois vive em tendas, e está disponível para ouvir seu Senhor.

      • Hahahahahahahahahahahahaha Gente, olha só, esse é o exemplo prático de por que fiquei tanto tempo sem escrever no blog ou nas redes sociais (e de por que ainda não pude voltar a trabalhar normalmente). Esse sintoma se chama “brain fog”, mal traduzido por “confusão mental” (é da disautonomia, eu sou naturalmente distraída, mas nem tanto). Li o comentário da Caroline no painel do wordpress, certa de que se referia ao post mais recente (acho que era algum da Novela Gênesis, por isso não estranhei a referência a Abraão, Isaque e Jacó), me lembrei desse post das tendas, mas não me dei conta de que estava sugerindo o mesmo post em que estava o comentário (facepalm). Me dei ao trabalho de procurar o link do post no blog e não percebi que estava respondendo ao comentário no próprio post que estava procurando!! Achei super coincidência a Caroline falar em habitar em tendas e eu ter um texto sobre habitar em tendas hahahahahahaha agora entendo a “coincidência”. Que barbaridade!

        PS. Chamo esse estado de “estado unicórnico”, porque quando esse tipo de coisa começou, meu cérebro substituía as palavras esquecidas pela palavra “unicórnio”. Minha regra desde então tem sido: se o dia está cheio de unicórnios, mantenha-se longe da internet.

        • Kkkkkkkkkkkkkk
          Oh Vanessa, eu percebi que vc estava mencionando o mesmo texto, mas não falei nada pq entendi que vc tinha se confundido (já tive blog no wordpress).

          A serva da Uriala disse sobre Isaque e Rebeca que eles eram ricos, mesmo habitando em tendas. Aquilo ativou alguma coisa em mim, me toquei dessa verdade, que o deserto é muito mais do que um momento de prova do cristão, na verdade toda a nossa jornada nesse mundo é no deserto, na plena dependência de Deus, às vezes com oásis, às vezes cavando poços, mas “estranhamente sobrevivendo, prosperando, atravessando aquele lugar, pq aquele é o caminho que leva para a terra prometida. Os patriarcas não tinham segurança alguma além da promessa, mas eram ricos mesmo assim. Kkkkk

          Aí lembrei desse texto seu e vim reler =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *