Como eu disse no post anterior, a Andressa Urach me fez rever meu posicionamento de não falar de quem sai da igreja. Se quem conhece a verdade não fala a verdade, os malucos saem falando a abobrinha que quiserem inventar. Andressa fez um post no Instagram há algumas semanas dizendo que saiu da igreja e que estava com medo de ser demitida da Record. Depois ela apagou, mas a imprensa já havia repercutido. Resolvi comentar o texto dela em vários posts, para não cansar ninguém.

Porém, sexta ela publicou outro post no Instagram, dizendo que (obviamente) foi demitida da Record. Então, decidi fazer um parêntese para comentar essa nova postagem — e no próximo post retomo a análise do post anterior. Neste texto, vou colocar, na íntegra, o post de sexta — e comentá-lo. Em tempo: como já disse, parei de seguir. Não tenho raiva nem nada, a questão é que ela não tem mais nada a ver comigo. Só voltei lá sexta porque terminei de escrever e, antes de publicar, queria ver se alguma coisa havia mudado. O que eu percebo claramente é que ela está agindo movida por raiva. Isso ficou claro para mim no primeiro post (que vou esmiuçar nesta série) e também neste mais recente. 

Respira fundo e vamos lá:

“Depois de 6 anos de lavagem cerebral onde me fizeram acreditar que eu tinha que dar meu tudo para Deus…

Me levaram praticamente tudo que eu tinha, foi mais de uma milhão e meio de reais que doei nesses últimos anos para a instituição, fora o meu amor e tempo que dediquei como todos sabem e agora que não tenho mais dinheiro para dar, ainda fui demitida da Record.

👏👏👏👏

Parabéns igreja universal por levar minha Alma ao inferno!

👏👏👏👏👏

Parabéns!

👏👏👏👏”

Como disse no post anterior, falo como membro da igreja, obviamente, mas falo principalmente como leitora dos dois livros que ela escreveu. Quem leu “Morri Para Viver” ficou com a impressão de que ela saiu das infecções sem nada (apesar de ela dizer, no livro seguinte, que doou todo o dinheiro da prostituição porque não queria mais nada daquilo, dando a entender que tinha sobrado alguma coisa). Gastou tudo o que tinha com os tratamentos, saiu com deformações nas pernas e ficou sem nada. Sem trabalho, sem clientes (porque desistiu da prostituição) e, depois da recuperação, só se manteve na mídia pela notícia de que agora havia se convertido e estava na Igreja Universal. Pouco tempo depois, publicou “Morri Para Viver”. Sucesso de vendas. Quem comprou? Eu e tantos outros membros da Universal, que compraram para si e também para doar a outras mulheres que estivessem passando por alguma das situações que ela passou. 

Depois, conseguiu dinheiro das vendas dos livros e dos trabalhos na Record e parcerias no Instagram (e sei lá mais do que, não conheço detalhes da vida da moça, só o que ela divulgava). Disse no livro “Desejos da Alma” que tinha dinheiro aplicado, comprou carros para ela e para o ex-marido, deu dinheiro para ele, isso já estando na igreja há dois anos. Se doou tudo o que tinha depois disso (o que, sinceramente, eu duvido, porque não faz sentido), foi porque quis.

O que ela está fazendo — e sabe que está fazendo — é manipular a opinião das pessoas usando o preconceito que elas têm contra a Universal. Provavelmente por orientação de advogado, está listando as coisas que as pessoas falam sobre a igreja lá fora: lavagem cerebral, levaram tudo o que eu tinha, e blá blá blá. 

Quando Andressa veio para a Universal, muita gente de fora a criticou. Cansei de ouvir que ela estava apenas usando a igreja para se manter na mídia e aparecer. Não acreditei e a defendi muitas vezes. Continuo não acreditando (embora ela se esforce para me fazer mudar de ideia a cada nova abobrinha escrita nas redes sociais. Por isso decidi não olhar nada do que ela escreve). Eu realmente acho que ela foi sincera, mas nunca nasceu de Deus (vou explicar isso no próximo post). 

Ela sabe muito bem que não teve lavagem cerebral alguma e só diz isso porque provavelmente é o argumento que usará em processo judicial para conseguir dinheiro da igreja. Nem sei se é pelo dinheiro, em si, acho que não. Como disse, acho que está cega de ódio e quer vingança (e vou explicar, no decorrer dos posts, em que me baseio para ter essa opinião). É uma pena que tenha caído novamente nesse engano (esse tipo de atitude é recorrente na vida dela, segundo o que contou nos dois livros). 

Obviamente, ela não foi demitida da Record por não ter mais dinheiro para dar, isso não é verdade. E ela também sabe disso. Está movida unicamente pelo sentimento negativo. Ela já sabia que seria demitida, estava com medo disso e foi o que motivou o primeiro post, que ela apagou. Acho importante, porém, deixar claro que, por mais que a situação nos cause indignação, não devemos alimentar raiva contra a Andressa.

Ela está se deixando levar por um sentimento de ódio e simplesmente reagindo a todos os impulsos que esse mal coloca dentro dela. O diabo a odeia e por isso quer que ela se destrua de todas as formas possíveis, e começa com o desprezo pelo temor a Deus. Se o temor (respeito) a Deus é o princípio da sabedoria (como diz a Bíblia), ao perder o temor, perde-se também toda e qualquer sabedoria. E sem sabedoria, a pessoa comete erro em cima de erro. E nós, que estamos sóbrios, conseguimos ver isso. O diabo armando o bote, pronto para puxar o tapete dela a qualquer momento e ela virando as costas para o Único que pode impedir isso de acontecer.

Eu ainda tenho profundo pesar por tudo o que está acontecendo com a Andressa e vejo que, por mais que ela saiba o que está fazendo, esse tsunami de emoções que está permitindo dentro de si trouxe de volta a escuridão que a faz errar. Porque o diabo usa a pessoa para prejudicar outras pessoas, mas querendo destruí-la também. Só que as atitudes dela são erradas e não tem como desconsiderar isso. Ainda que esteja “inebriada pela raiva” (palavras dela no livro “Desejos da Alma”), a responsabilidade pelas atitudes e reações é unicamente dela.

E, por fim, a cereja do bolo estragado:

“Parabéns igreja universal por levar minha Alma ao inferno!

👏👏👏👏👏

Parabéns!

👏👏👏👏”

Oi? Quem está levando a alma dela para o inferno é ela mesma. E aqui vemos uma estratégia muito comum que o diabo usa para afastar uma pessoa de Deus. Um dos padrões de quem sai da igreja mal* é o sentimento de vítima. A pessoa se convence de que foi injustiçada, se sente injustiçada e, em vez de entregar esse sentimento a Deus, se entrega a esse espírito de vitimismo. Meu conselho a quem percebe, neste momento, a sensação de estar sendo injustiçado dentro da igreja (e quer continuar sendo de Deus) é: sacrifique sua vontade de se sentir injustiçado, de se sentir vítima, e vá buscar a Deus. Pode ser que você esteja sendo realmente injustiçado, mas pode ser que sua interpretação da situação esteja distorcida e você nem perceba. Qualquer que seja o caso, quer seja a injustiça real ou não, sacrifique. É sério. Pela sua Salvação, sacrifique.

E isso não sou eu que estou dizendo! O apóstolo Paulo escreve indignado à igreja em Corinto, porque soube que os cristãos estavam tendo problemas judiciais entre si. Ele puxa a orelha do pessoal e deixa claro que aquele que se sente injustiçado e tenta fazer justiça de forma errada, acaba cometendo injustiça. Ele diz que, no caso de haver demandas uns contra os outros, o assunto deveria ser julgado entre a própria igreja. No entanto, também diz que o certo mesmo seria sofrer o dano e não ampliar o problema:

“Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?”

(1 Coríntios 6.6-9)

Por que não sofrer o dano? Imagina esse tipo de pregação hoje em dia, quando o ego está em alta e o hedonismo é o modo de vida do mundo? As pessoas dizem crer em Deus, mas não querem sacrificar nada. Não aceitam sacrificar nem uma mágoa, imagina se vão aceitar sofrer o dano, sofrer a injustiça? O que vemos, infelizmente, são pessoas como a Andressa, que nem estão sendo injustiçadas, mas pelo simples fato de se sentirem injustiçadas, por terem sido contrariadas, já querem brigar, saem falando mal da igreja e lançam suas próprias almas (e de outras pessoas) no inferno por uma imbecilidade qualquer. 

Eu me lembro de um ex-pastor que conheci na Universal de Porto Alegre e que saiu da igreja para ir morar com uma amante. A esposa continuou na igreja e ele passou meses fora. Então, voltou para a esposa e tirou toda a família da Universal (foi ser pastor em outra igreja). Depois me mandou uma mensagem todo chateado, se sentindo injustiçado, porque a Universal não o aceitou de volta como pastor e, nas palavras dele, o mandou embora com uma mão na frente e outra atrás. Eu disse a ele para não permitir que esse sentimento de vítima se instalasse, porque estaria dando lugar ao diabo. 

O cara sabia muito bem que, na Universal, se o pastor comete adultério, é removido imediatamente. Estava como pastor há 20 anos e não sabia disso? Em vez de assumir seu erro, se consertar com Deus e continuar na igreja, como já vi vários fazerem (esses, sim, são homens de Deus) preferiu se entregar ao sentimento de vítima e acusar a igreja. Por isso eu não ouço quem saiu. A pessoa cria sua própria realidade e já não se pode confiar em nada do que diz. 

A pessoa foi contrariada e não aceita perder. O ego é frágil e se magoa com facilidade. “Como OUSA me contrariar?” E lê como injustiça o fato de ninguém ter feito o que ela queria que fizessem. Tira Deus da jogada, como se Ele não existisse, e começa a brigar com as pessoas. 

Você vai ler nos próximos posts, eu realmente espero que a Andressa acorde algum dia e volte para Jesus (e não, a pessoa que tem mágoa, age pela raiva, falta com a verdade e fica tentando jogar suas responsabilidades sobre os outros não está com Jesus coisa nenhuma. Como eu disse no post “O fardo é leve, mas a porta continua estreita”, o Reino de Deus não é casa da mãe Joana), mas tenho consciência de que neste momento ela não está interessada em ouvir nada do que teríamos a dizer. Está fechada para isso, focada exclusivamente em si mesma. Por isso, esta série de posts não é para convencê-la de alguma coisa. Como eu já disse, o público-alvo são outros membros, como eu, que compraram os livros dela e estão indignados, e as pessoas que querem saber o que podem aprender com essa situação toda.

Não importa os detalhes das circunstâncias que levam uma pessoa a ser levada pelo diabo a sair da igreja** (seja da Universal ou de qualquer outra), há grandes similaridades nas reações erradas que essas pessoas decidem ter e que fazem com que elas mesmas se empurrem ladeira abaixo até o inferno. E pode ser que exista alguém lendo este blog e que esteja passando exatamente por isso, talvez já se deixando levar por maus olhos, ou mesmo ainda na fase de se sentir injustiçado. Talvez nem perceba que está entrando em uma armadilha e este texto ajude a jogar uma luz sobre o caminho em que essa pessoa entrou. Se estes posts ajudarem a colocar alguém de volta ao Caminho, ou se ajudarem alguém a permanecer firme, já terão valido a pena.

Ainda hoje publico a parte 3.

 

 

Andressa Urach me fez mudar de ideia — Parte 1: O texto dela na íntegra, quem sou e por que escrevo

Andressa Urach me fez mudar de ideia — Parte 3: Será que ela recebeu o Espírito Santo?

Andressa Urach me fez mudar de ideia — Parte 4: Passando por uma situação desafiadora? Foque na sua reação

Andressa Urach me fez mudar de ideia — Parte 5: Quando se perde a visão espiritual

Andressa Urach me fez mudar de ideia — Parte 6: Se eu falasse tudo o que aconteceu comigo nesses últimos anos

 

PS.* Digo “quem sai da igreja mal”, porque já conheci gente que saiu de uma igreja para outra e não saiu mal assim. 

PS2. **Não estou dizendo que todo mundo que saiu de uma igreja foi levado pelo diabo a sair. O próprio Deus pode tirar uma pessoa de uma igreja e levá-la para outra, como aconteceu comigo quando saí da Batista para a Universal. Mas tenho convicção de que não foi o caso da Andressa, primeiro porque foi Deus quem a levou para a Universal — a menos que ela tenha mentido no livro e nos testemunhos que deu. Segundo, porque ela está saindo por mágoa, e isso já afasta Deus da jogada automaticamente.

PS3. Só quis comentar este post porque ela fala de ter sido demitida da Record, e eu acho que foi o medo de ser demitida que motivou o post que estou analisando na série. Mas não volto mais lá e não quero saber o que ela vai dizer ou deixar de dizer. E minha sugestão a você é que faça o mesmo. Acompanhe os posts aqui, para meditar sobre o acontecimento pelo ângulo certo, que é o espiritual, e — principalmente — para manter suas barbas de molho e guardar seu coração, a sua fé e a sua salvação. Talvez entendendo o que aconteceu com ela, seja possível evitar que aconteça com algum de nós. 

PS4. Eu já escrevi todos os textos, estou só terminando de editar. Faço isso à noite, que é quando tenho mais energia, mas é também quando tenho que dormir, então publico no dia seguinte, mas se faltar algum dia, continue vindo, que no próximo dia o texto estará por aqui.

20 Comments on Andressa Urach me fez mudar de ideia parte 2: o post de sexta

  1. Penso igual. Está claro que a moça quer vingança contra a igreja que a ajudou tanto; se está triste, magoada, se afaste vá para outro lugar; imagina se Deus resolver tomar de volta todas as bênçãos que ela alcançou na igreja.

  2. Verdade Vanessa, infelizmente os que saem da igreja tentam arrastar com eles outras pessoas, eu comprei os dois livros dela e cheguei a presentear outras pessoas, vi nela uma sinceridade e um brilho que agora se apagou. Os erros que ela relatou no segundo, infelizmente estão se repetindo e ainda piores, que Deus tenha misericórdia dela!!!

  3. Triste ver que ela coloca a culpa na igreja, quando diz que a alma dela tá no inferno, é lamentável… Ela mesmo está colocando a alma dela no inferno, espero de vdd que ela se arrependa.

  4. OLHA GOSTEI MUITO SOU OBREIRO IURD CUBATAO FIQUEI 13 ANOS SEM FAZER A OBRA MAS PERMANECE FIRME HJ DE VOLTA E DE FATO E MUITO FORTE OS SEUS COMENTARIOS E NOTORIO A GRANDEZA DIVINA REVELADA NA SUA VIDA E MUITO SABIA SEU DISCERNIMENTO VEM DO CORACAO DO ALTISSIMO GLORIA A DEUS VOCE E UM EXPOENTE DELE FAZENDO DESSA TRAGEDIA ESPIRITUAL DA ANDRESSA UMA FONTE DE ESCLARECIMENTO Q SERVE DE ALERTA PRINCIPALMENTE P QUEM TEM O CHAMADO DE DEUS P A OBRA

    • Ela doou livros para toda África, nos sentimos honrados, porém, uma pulga sempre pairou atrás da minha orelha: O Espírito Santo que ela dizia ter recebido, não tinha nada haver com os relatos que estava dando, o que sempre ficou claro, que era apenas gratidão. E ninguém permanece na Fé apenas por gratidão, se não existir a FORÇA de vontade de Conhecer e ter um encontro verdadeiro com Deus.

  5. Eu conheci A Salvação em Jesus através da IURD
    Frequentei durante 3 anos … depois de um tempo eu me afastei da igreja.
    Como Não criei nenhum vínculo nem amizade com ninguém nunca me perguntaram porque sair …
    Hj frequento outra denominação a presbiteriana de Pinheiros mas nunca falei mal da IURD jamais pediria os dízimo e oferta que doei até porque doei pq quis.

  6. Querida Vanessa . No momento só podemos orar pela alma dela… Eu tenho o primeiro livro mas até hoje não li, não adquiri o segundo, enfim… Que seus post venham trazer esclarecimentos aos que precisam e cada um cuide de si.. Estava lendo Romanos 2 hoje… Muito forte!! Deus abençoe!

  7. Minha amiga, excelente texto! Eu sinceramente, estava com raiva dela, mais quando li essa análise me veio um sentimento de pesar, por sua alma…ela está sendo enganada.

    Comigo foi assim, comecei a dar ouvidos a ex e sai da Universal. Fui para uma Igreja tradicional. Passei um ano, mais Deus me trouxe de volta. Assim espero que aconteça com ela e com tantos outros…incluindo meu marido…Deus abençoe!

  8. Um texto excelente e rico em informações verídicas. Ppde ter ctz que você está ajudando até mesmo quem está bem a se manter de pé. Já está valendo muito seu esforço em escrever

  9. O seu esclarecimento pode ajudar a muitos, já que o preconceito com a Iurd é mais contagioso que a covid…. sou membro há anos, mas acredito piamente que só há UMA igreja isenta de erros, a igreja feita pelos salvos no céu, alem disso que igreja ensina mais sobre salvação, Espirito Santo…. enfim! Mais do mesmo que o fim dos tempos nos garante, escândalos e apostasia.

  10. Bem Vanessa isso da mágoa e bem assim, tive experiência com isso e me destruiu. Ainda bem que retornei em tempo! Já a Andressa sempre digo que na peneira da vida ela é o joio e a palha. Nós últimos dias a Bíblia fala sobre a apostasia, que a fé de muitos iria se esfriar e isso se cumpriu nela. Nada infelizmente que não fosse previsto.

  11. Se uma pessoa que teve a oportunidade de ver de perto oq aconteceria com a sua alma por estar longe de Deus e perto do diabo (como ela mesma contou diversas vezes), ainda sim, está se permitindo levar dessa forma pela estrategia do diabo, nós q vigiemos e vigiemos mtoooo!

    • É como você mesma disse, Vanessa, quando a pessoa perde o temor a Deus, automaticamente também perde o senso das coisas – e deixa de raciocinar. Tanto é verdade que muitas pessoas (que nem são da Igreja Universal), tem reprovado as últimas atitudes da Andressa – afinal, como alguém pode cuspir no prato que comeu? E o respeito e a gratidão pela única porta que a acolheu e a ajudou no seu momento mais difícil, enquanto “os amigos”, e o mundo da fama somente a usaram pra se aparecer? Então a transformação que ela afirmou ter tido foi tudo uma mentira? (Se o que ela diz no momento é verdade, então a afirmação anterior é verdadeira).
      Há várias incongruências nas falas dela, que, pessoalmente me deixam incomodada. Vou deixar aqui pra você ler a entrevista que fizeram com a Viviane Brunieri, a que foi conhecida como a ex-namorada do Ronaldo, e que se converteu há alguns anos. As duas tiveram uma trajetória parecida, e a Viviane fez duras críticas ao que a Andressa está fazendo agora. Vale ressaltar que a Viviane nem da IURD é: httpss://www.google.com/amp/s/revistaquem.globo.com/amp/Entrevista/noticia/2021/02/ex-ronaldinha-condena-retorno-de-andressa-urach-ao-miss-bumbum-ingratidao.html

  12. Só o q vi tb, Vanessa, é q ela age por raiva. Apenas isso. Ela quer vingança.
    Quando li o q ela disse sobre a “igreja levar a alma dela ao inferno..”
    Noossa! Foi uma bofetada no meu rosto.. Eu pensei “Meu Deus, essa mulher está fora de si! Quem em sã consciência fala um absurdo desses!? ”

    Fiquei pensando, eu acredito q o q essa mulher viveu logo q se converteu seja verdade..
    Então, se o diabo conseguiu roubar a pureza dos olhos dela, eu vou cuidar da minha alma q é bem melhor!!!
    Aquela coisa q minha avó dizia “colocar minhas barbas de molho” pra q eu nunca,jamais, em tempo algum caia nessa cilada do diabo.

    Deus te abençoe, Vanessa!

    • Tb pensei isso. Devemos vigiar.
      O diabo não está de brincadeira.

      Realmente ela já está fora de si, de cabeça virada. Não adianta ficar indo lá e tentar convencê-la.

      Temo pela alma dos familiares dela. Ela havia levado todos pra Presença…. Enfim. Que nós nos vigiemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *