Abaixo, um comentário antigo do blog, seguido da resposta dada recentemente por uma leitora. Tive que colocar aqui, porque o texto dela pode ajudar muita gente que está buscando algo de Deus há muito tempo e ainda não viu resposta.

“Eu busco e é como se visse Jesus parado a minha frente me olhando, ouvindo meus pedidos mas sem atender. Como se vive com essa carga de que você não foi escolhido; foi resgatado, livre, reconstruído, mas não escolhido? Embora eu possa dizer que muito em mim foi mudado, até meus alvos e intenções, e o que ainda precisa de ajuste estou ajustando, sabendo, no entanto, que não é por obras de justiça por nós praticadas, mas devido à Sua misericórdia. Fica cada vez mais difícil me levantar da busca e saber que não fui escolhida. Estou lutando contra os gremlins, não pode ser que Deus me resgatou do poço da rejeição para que eu não seja boa o suficiente de novo.

Hoje o bispo falou que o Espirito escolhe a dedo, cada dia que passa me vejo não sendo escolhida. Vejo Jesus me olhando e ouvindo, de perto, mas só olhando. Ao mesmo tempo que é muito bom é torturador. Eu já entendi que a vida não vale a pena se não for pra pertencer a Deus. E cara! Eu não pertenço!”

D.

Resposta da leitora Caroline de Paula:

“Você acha que Deus te tirou do mundo e te deu todas as chances de receber o Espírito Santo para torturar você? É como se você acreditasse que Deus queria te libertar, transformar mas não te dar o Espírito Santo. Isso não tem lógica alguma. É o mesmo pensamento distorcido do povo de Israel. “E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o SENHOR nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos” (Deuteronômio 1:27). 

Deus fez todas aquelas maravilhas no Egito pra tirar o povo de lá, mas eles achavam que Deus tinha tirado eles de lá pra manter eles no deserto de propósito, só porque a conquista da terra prometida não foi como eles idealizavam. Mas veja: o que manteve o povo no deserto não foi o sadismo de Deus, como eles pensavam, e sim a DÚVIDA! E porque eles duvidavam, eles murmuravam. E cada vez que murmuravam, ficavam mais longe ainda do que queriam…

Já tive esses pensamentos que você falou. Você fala como se Deus fosse mau. Mas a Palavra dEle diz que Ele é bom. E temos uma nuvem de testemunhas comprovando isso hoje. E você já viu isso na sua vida! Mas, no fundo, você não enxerga o diabo (gremlin) como sendo o mau da história, e sim você ou Deus.

Se você está buscando e Ele está te ajudando, mandando palavras e pessoas, é porque você não é má, como o diabo quer que você pense. Pare de ser perfeccionista ao extremo ou você vai se destruir sem que o gremlin precise se esforçar muito!

As pessoas do mundo é que acham que o bem e o mal vêm da mesma fonte, mas nós sabemos que uma fonte só pode dar água amarga ou doce. Deus é a fonte de água doce. Simplesmente creia nisso e reaja contra o bandido gremlin que quer te colocar contra Aquele que quer te ajudar.”

(Caroline de Paula)

Não tenho muito a acrescentar ao texto da Caroline. Só gostaria de destacar aqui que o segredo está em simplificar as coisas. Acreditar no pensamento de que Deus não te escolheu é olhar Deus com maus olhos. Se a Bíblia diz que Ele é bom e que a benignidade dEle é eterna, então Ele é bom e a benignidade dEle é eterna. Essa é uma verdade que deve estar enraizada bem fundo na sua vida. Assim, qualquer pensamento que vier contra isso deve ser banido. E isso vale para tudo. Para absolutamente tudo o que a gente espera receber de Deus, mas não recebe de imediato. É a Palavra que nos sustenta. É decidir crer na Palavra e dar uma banana para todo o resto.

Não interessa o que você SENTE. Não interessa o que parece ser verdade. Interessa só a verdade — que é essa que a Caroline escreveu. Releia o texto dela quantas vezes for necessário. Ninguém precisa ser “bom o suficiente” para receber o Espírito Santo. Só precisa se entregar. Entregar essas dúvidas, esse medo, a rejeição, o sentimento de inferioridade, o complexo de vítima, os maus olhos contra Deus. Só você sabe tudo o que há dentro de você que precisa ser entregue no Altar. 

E isso não é um processo, é uma DECISÃO. A decisão de crer que Deus é Quem Ele diz que é. A decisão de crer que a Palavra dEle é a Verdade. A decisão de fazer o que precisa ser feito para alcançar o que você quer. Fazer o que precisa ser feito, pelo tempo que for necessário, sentindo vontade ou não. É esse tipo de atitude que vai mudar sua vida.

“Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se O buscardes, O achareis; porém, se O deixardes, vos deixará.

2 Crônicas 15.1-2

Estar com Deus e buscar a Deus são escolhas que você pode fazer agora, imediatamente. 

 

Textos complementares:

A fé é uma decisão

Entenda isso se você ainda não foi batizado com o Espírito Santo

A tentação do pensamento

O que a gente faz quando realmente crê

Para receber o Espírito Santo

#JejumDeDaniel

 

PS. Esse assunto tem tudo a ver com o nosso desafio de fazer um jejum de reclamações e negatividade, que lancei aqui no blog. Porque o povo reclamava e pensava mal de Deus (reclamação gera maus olhos) e isso levou a fé deles a desenvolver uma doença crônica que, por fim, os levou à morte. Pare de reclamar, concentre-se no que é bom, no que é justo, no que é puro e no que é verdadeiro e veja sua fé decolar. 

PS2. Se estes posts estão te ajudando, considere compartilhar com seus amigos que também estão no Jejum, indicando este blog. Envie pelo WhatsApp os links dos seus posts preferidos, fale do blog para seus amigos. Vamos formar um exército de cristãos de verdade, racionais, decididos, estruturados, cidadãos do Reino de Deus. Meu objetivo é contribuir para a redução de “ex” isso e “ex” aquilo em um futuro próximo, ajudando as pessoas a entenderem com mais profundidade a fé que escolheram abraçar. 

 

 

9 Comments on Cada vez que murmuravam, ficavam mais longe do que queriam

  1. Oi Vanessa!
    Fiquei feliz em ter ajudado. Espero que essa leitora tenha visto a resposta e sido abençoada.
    Vc me ajudou tbm, na questão dos pensamentos e maus olhos e religiosidade. Creio que logo estarei contando meu testemunho.
    Agora, toda vez que ouço um comentário, principalmente com relação à Obra, questiono: ” Será que é isso mesmo que está acontecendo ou é o que parece aos olhos dessa pessoa?” Estou procurando ter bons olhos. Sou de igreja de bairro e sempre tem muita reclamação das coisas “burocráticas” da Obra. Decidi não ouvir as reclamações de ninguém. Vamos ter temor e confiar no Espírito Santo pra dirigir a Obra.

  2. Infelizmente eu já tive pensamento semelhante ao da pessoa que deixou o comentário… Ler o comentário dela, quando diz que parecia que Jesus estava pertinho mas não a atendia me fez lembrar desta palavra:
    “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
    Lucas 11:13 ARA

    Também estou lutando contra os pensamentos maus que tentam me atrapalhar, e que diferença faz quando conseguimos resistir!

    Sobre o desafio, mesmo sabendo que era errado reclamar estava sendo meio que meu modo automático ultimamente 🙁 (vergonha). O desafio veio me lembrar de que além de não resolver nada as reclamações só pioram a situação, e não agradam a Deus.

    Continuo acompanhando as postagens, lendo e relendo. E agora tentando interagir para não ser mais um leitora fantasma haha.

    • Citei o versículo, mas não expliquei: o que quis dizer é que essa palavra é como um soco na cara do pensamento mau, que fazia a pessoa que comentou se sentir como se Deus não quisesse dar a ela o Espírito Santo.

  3. Jeremias 29

    11″ Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.

    O coração é desesperadamente corrupto e o maior aliado do diabo pois confunde os sentimentos, ele é mestre em criar sensações mentirosas de culpa e quem tá acostumado a seguir o coração para tomar decisões em sua vida cai sempre na mesma armadilha, quando se dá créditos aos gremilins eles acabam tendo acesso a mente e cria fortalezas que tornam suas vítimas prisioneiras.
    Também já fui prisionera, mas fui livre usando as armas da fé, tive que pisar em tudo que sentia, achava ou pensava e obedecer sem saber o que ia acontecer, obedecer sem sentir, sem questionar, decidi crê na sua palavra, dizendo pra mim mesma e pro diabo que o que vale é o que Deus diz, o que Deus pensa, e como Ele mesmo disse Ele que sabe que pensamentos tem, não o que eu acho que Ele pensa, isso é altivez que as armas da fé também destrói apenas quando for cumprida a nossa obediência.

    2 Coríntios 10

    4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

    5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

    6 E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.”

  4. Comecei a fazer o desfio ontem, porque foi quando li o post. Eu não fazia ideia do quanto estou mergulhada no pensamento negativo, nas reclamações e maus olhos. Não posso dizer que me surpreendi, já sabia que meu estado era critico, o que me surpreendeu é que já estou tão condicionada a reclamar, ver com maus olhos que desaprendi a reagir de outra maneira. Não proferi reclamações mas, a minha mente aaah! Está contaminadíssima.
    Logo hoje as coisas dando errado no trabalho, já cedo. Foi o suficiente para ligar a chavinha da impaciência e intolerância.
    Então Vanessa, uma mente cheia de Gemlins recalmões e negativos , tô vendo tudo verde, me sinto o próprio gremlin! Como que a gente sai dessa situação de forma pratica?
    Estou lendo livro, lendo a Palavra, mas um piscar de olhos e fica tudo verde de novo.

    PS: Talvez eu esteja me expondo nos comentários, mas é também a minha maneira de medir meu progresso. Gosto de textos longos e comentários longos também. 🙂

    • Oi Danuza. Vc perguntou como sair da situação de forma prática. A resposta é: SACRIFÍCIO. Mas qual sacrifício? O de obedecer a Palavra de Deus independente do que aconteça, sempre. Não há fórmula, não é mágica.
      Vc disse que está mergulhada em pensamentos ruins. Vc percebeu que isso está te fazendo mal e começou a reagir. Está se esforçando pra não dar IBOPE pra eles e está meditando na Palavra de Deus. O que falta agora? CONFIANÇA de que vc está no caminho certo e PERSEVERANÇA neste caminho, até sair da situação ruim. Aliás, não só até lá, mas sempre, porque bons olhos e mente pura é mandamento.
      “Sujeitai-vos portanto a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. – Tiago 4:7
      Não fala quando o diabo vai fugir de vc. No caso do Senhor Jesus, por exemplo, demorou 40 dias. Mas Ele venceu com a Palavra. Faça o mesmo. Todas as vezes que se pegar com um pensamento ruim, repreenda e substitua por algo que ouviu na última reunião na igreja ou que vc leu na Bíblia e chamou sua atenção. Ore a Deus para que vc veja as situações e as pessoas como Ele vê.
      É simples, mas é sacrifício. Fé é certeza de que Deus fará a parte dEle quando vc fizer a sua. Sua parte é obedecer e confiar. Pode parecer (especialmente no início) que vc não consegue, que vc afundou tanto que não vai voltar pra superfície… mentira. DESESPERO DO DIABO EM VER QUE VC QUER SAIR DO ALCANCE DELE. Apenas continue obedecendo e confiando, até vencer. Pq lutando do jeito certo, vc vence.

  5. Vanessa, fala por favor sobre o que você disse uma vez que quem perde o Espírito Santo é impossível receber de novo!
    Porque eu acho que foi isso que aconteceu comigo, fiquei muito triste! Já consegui vencer as vozes dos gremilins mas acabei dando ouvidos pra ele de novo, mas estou lutando pra vence-los de novo e reconstruir a minha fé…seus posts estão me ajudando muito é já estou fazendo o jejum de pensamentos negativos e reclamações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *