Estrada com placa de desacelerar

A dependência de internet e o estrago que a atenção fragmentada tem feito no cérebro das pessoas do nosso tempo já deveriam ser encarados como problemas de saúde pública. Muitos dos livros que li mais recentemente citam esses problemas. Vou caçar alguns trechos por aqui e mostrar para vocês, conforme for encontrando, porque precisamos conversar a respeito. Mas já me lembrei de um dado citado no livro “50 tons para o sucesso” que achei bem impressionante:

“Pessoas de sucesso não se deixam levar pela correnteza, não permitem que os outros definam como seu tempo será utilizado. Quando você está sempre disponível nas redes sociais e nos comunicadores instantâneos, está entregando aos outros o poder de definir como suas horas serão gastas. Você perde o controle. É como se saísse da cabine de comando e deixasse sua vida à deriva. 

Estudos acadêmicos sobre a ciência da interrupção (sim, existe essa ciência) demonstraram que, atualmente, um trabalhador normal muda de tarefa a cada três minutos, e, uma vez interrompido, demora entre 20 e 30 minutos para retomar a tarefa anterior. Um dos estudos conduzidos pela pesquisadora Gloria Mark, da Universidade da Califórnia, revelou que cada empregado passava cerca de 11 minutos em um projeto antes de ser interrompido. 

As consequências são desastrosas e podem ser ainda mais graves quando se trata de um trabalhador da área de saúde ou de segurança, por exemplo. Qualquer distração pode ser mortal. Essa situação tem se agravado por conta do mau uso dos smartphones e pela dificuldade que as pessoas têm de lidar racionalmente com a avalanche de informações e estímulos lançados sobre elas a cada minuto. 

Agora, pense nas conclusões desses estudos. Se não cuidar, a pessoa muda de tarefa a cada 3 minutos, sendo distraída por si mesma. Quando finalmente consegue se concentrar, essa concentração dura apenas 11 minutos antes de ser interrompida por alguém pessoalmente, por celular, e-mail ou qualquer coisa assim. Por isso, a única maneira de ser uma pessoa produtiva é tomar as rédeas da sua vida, decidindo de forma consciente como o seu tempo será utilizado. As distrações só ocorrem quando você permite.”

Então, o ritmo imposto pelo mundo nos treina a uma espécie de déficit de atenção. É como se estivéssemos exercitando nossa capacidade de andar constantemente distraídos e ansiosos. Que tipo de pessoa este mundo está tentando criar? É esse o tipo de pessoa que você quer ser? Falo por mim: não, eu não quero ser assim. 

O problema passa a ser ainda mais perigoso quando a pessoa traz esse mesmo padrão para a vida espiritual. E isso é inevitável. Se você está se treinando a estar sempre distraído e ansioso, vai acabar trazendo isso para o seu dia a dia em tudo, inclusive nas coisas de Deus. Mas as consequências aí não têm a ver apenas com queda na produtividade e dificuldade de resolver problemas. As consequências são eternas.

Por isso, aproveite o Jejum de Daniel para desacelerar. Porque às vezes a pessoa entende que trocar o conteúdo secular por conteúdos da fé significa consumir a mesma quantidade de conteúdo durante o mesmo espaço de tempo, mas de conteúdo cristão. Então ela lê todos os livros da igreja, vê todos os vídeos, ouve todas as músicas, vê todos os conteúdos de redes sociais, milhões de coisas, milhões de vezes, todos os dias, todas as horas. Pare com essa insanidade. Desacelere.

Como diz a voz do além que fala antes das reuniões do Templo: “Deus fala no silêncio”. Se a gente não aprender a desacelerar e ficar um pouquinho em silêncio, meditando em um versículo, orando ou simplesmente ouvindo, corre o risco de viver no turbilhão da bagunça de vozes que o diabo e o mundo criam para nos anestesiar.

 

.

PS. Recebi mensagens bem legais de pessoas que estão sendo ajudadas por este blog. Muito obrigada por escrever! Ainda não consegui responder, porque os dois últimos dias foram bem desgastantes e não sobrou energia (a que eu tinha usei para completar este texto e fazer esse PS). Mas o que me deixa mais feliz é ver que Deus tem trazido para cá pessoas sinceras que querem encontrá-LO, porque se você tem sido ajudado aqui, o mérito não é meu, é dEle e da sua fé, porque o Espírito Santo tem falado com você. Ele quer essa proximidade. Tenho certeza de que Ele fará na sua vida o que fez na minha. Porque se eu, que era super sensível, emocional, surfista e mergulhadora de pensamentos inúteis e sentimentos dramáticos, consegui ter minha cabeça transformada, todo mundo consegue. Vamos juntos nessa fé!

Leia também:

Se desligue desse sistema e mude a sua vida

O teste do silêncio

Sendo menos animalzinho

 

#JejumDeDaniel  #Dia4

Estamos em uma jornada de 21 dias de jejum de informações e entretenimento chamado Jejum de Daniel. Durante esses dias, os posts no blog serão voltados exclusivamente para o crescimento espiritual e a busca pelo Espírito Santo. Leia este post (clique aqui) para entender melhor.

3 Comments on Razões para desacelerar

  1. Seus textos são incríveis! Sempre compartilho com meus amigos desde que comecei a acompanhar lá em 2015. Alguns dos seus textos ,usados por Deus, nortearam minha Fé em me ensinaram muito! Obrigado!!

  2. É vdd, já tinha pensado nisso.Se encher de tudo só me faz ficar me cobrando mais por não consegui praticar TD RS.Prefiro ler um post aqui(único blog q tô lendo), tirar uma promessa da caixinha e meditar no meu livro preferido 😮 pão nosso para 365 dias. Isso pra mim já dá pq eu já é suficiente pq ficar meditando no posto”a verdade sobre seus pensamentos” tentando identificar a voz do gremlin já toma meu tempo todinho rs.Eu melhor eu concentrar toda minha força nessa tarefa( q é meu fraco) pq assim fznd vou t mais resultados d q tentar fzr tudo.Pq quando eu encho MT a mente acabo ficando é azuada kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *